Como criar uma filha feminista ?
Coloquei nesse post alguns trechos de Chimamanda ,onde ela diz como criar uma filha feminista , achei a ideia dela muito bacana e queria dividir com vocês .Ela fala bastante sobre maternidade todas as mulheres deveriam ler este livro💖
1-“Seja uma pessoa completa. A maternidade é uma dádiva maravilhosa, mas não seja definida apenas pela maternidade. Seja uma pessoa completa. Vai ser bom para sua filha.”
2-“Nas próximas semanas desse início de maternidade, seja bom com você mesa. Peça ajuda. Espera ajuda. Isso de supermulher não existe. Criar os filhos é questão de prática - e de amor.
3-“Nossa cultura enaltece a ideia das mulheres capazes de “dar conta de tudo”, mas não questiona a premissa desde enaltecimento. O que devemos perguntar não é se uma mulher consegue dar conta de tudo, e sim qual é a melhor maneira de apoiar um casal em suas duplas obrigações no emprego e no lar.”
4-Dividam igualmente a criação (dos filhos). Não precisa ser uma divisão literalmente meio a meio, ou um dia você, um dia ele, mas você vai saber se estão dividindo igualmente. Vai saber por não ser sentir ressentida. Porque quando há igualdade não existe ressentimento”
5-Se não colocarmos a camisa de força do gênero nas crianças pequenas, daremos a elas espaço para alcançar todo seu potencial. Veja sua filha como um indíviduo. Não como uma menina que deve ser de tal ou tal jeito. Veja seus pontos fortes e fracos de maneira individual. Não a meça pelo o que uma menina deve ser. Meça-a pela melhor versão de si mesma."
6-Ensine sua filha a não se preocupar em agradar… Temos um mundo cheio de mulheres que não conseguem respirar livremente porque estão condicionadas demais a assumir formas que agradem os outros. Então, em vez de ensinar sua filha a ser agradável, ensine-a ser honesta. E bondosa. E corajosa. Incentive-a a expor suas opiniões, a dizer o que ela realmente sente, a falar com sinceridade."
7-Mostre-lhe que não precisa de quer todo mundo goste dela. Diga-he que, se alguém não gosta dela, outro gostará. Ensine-lhe que ela não é apenas um objeto de que gostam ou desgostam, ela também é um sujeito que pode gostar ou desgostar. Durante a adolescência, se ela chegar em casa chorando porque alguns meninos não gostam dela, mostre-lhe que ela pode escolher não gostar deles - sim, é difícil … mas eu gostaria que alguém tivesse me dito isso.”
8-Sua filha desde cedo notará - porque as crianças são muito perspicazes - qual é o tipo de beleza que se valoriza. … Faça a perceber que mulheres brancas e magras são bonitas e que mulheres não brancas e não magras são bonitas. Faça a perceber que para muitas pessoas e culturas, a definição limitada de beleza não é bonita. É você quem mais conhece sua filha, e assim é você quem sabe melhor como afirmar o tipo de beleza dela, como protegê-la para que não se sinta mal diante do espelho.
9-Cerque-a de muitas tias, mulheres com qualidades que você gostaria que ela admirasse. Diga o quanto você as admira. As crianças copiam e aprendem pelo exemplo."
10-“Diga-lhe que o sexo pode ser uma coisa linda, e que, além de consequências físicas (por ser mulher!) pode ter também consequências emocionais. Diga-lhe que o corpo dela pertence a ela e somente a ela, e que nunca deve sentir a necessidade de dizer “sim” a algo que na quer ou algo que se sente pressionada afazer.
11-“Ensine a ela que amar não é só dar, mas também pegar. … Ensine-lhe que, para amar, ela precisa se entregar emocionalmente, mas que também deve esperar receber."
Camila Furtado mora na Alemanha, e é mãe da Maria de 8 anos e do Gael de 6. Ela espera que eles se tornem pessoas muito mais evoluídas que ela, e para isso está tentando se tornar agora mesmo uma versão melhor de si mesma.
Comentários
Postar um comentário